Vale a pena parar os estudos e viajar para o exterior?

Como a maioria sabe, sou (ainda) estudante universitário. É nesta fase da vida em que se deve pensar na forma como o profissional vai se inserir no mercado, como quer atuar e quais as portas que lhes serão abertas a partir da conclusão do curso.

Mas o currículo é criado desde quando você entra na faculdade, não somente quando se forma. E nisso existem várias oportunidades bem vistas no mercado – como o intercâmbio.

No meio universitário, se questiona muito se vale a pena ir para o exterior como diferencial para o mercado de trabalho. Isso acontece porque muitas vezes o estudante deve parar estágio, pode atrasar a faculdade e perder boas chances enquanto estiver fora.

Vamos então tentar desmitificar essa ideia de que parar tudo para viajar é um atraso!

Vou parar minha faculdade.
É bem possível mesmo que você atrase a faculdade, mas pra que a pressa para se formar? Algumas vezes é melhor dar um passo para trás para depois dar dois para frente. Não veja o intercâmbio como um atraso universitário, mas sim como um avanço cultural.

Vou parar meu estágio.
Isso pode ser ruim se está prestes a ser efetivado, mas lembre-se que você voltará mais capacitado e, se sua empresa lhe reconhece como profissional, manterá as portas abertas sempre.

Vou ficar longe da minha família.
É, isso não tem o que discutir. Mas é uma relação de troca, onde você fica um tempo longe e cresce culturalmente em algo que não iria conseguir se ficasse morando em casa com seus pais. Cabe você avaliar se vale a pena.

Vou sair do mercado de trabalho.
Vai. E isso é ótimo, porque você vai voltar para o mercado com novos aprendizados e conhecimentos de idiomas. O intercâmbio é muito bem visto nas equipes de RH. Além disso, seus amigos/colegas podem estar efetivados e lembrarão de vocês quanto tiverem uma vaga aberta para o seu perfil.

Isso não são coisas que inventei, criei esses argumentos conversando com vários colegas (e hoje me arrependo de não ter feito um intercâmbio). Todo empecilho é, na verdade, uma oportunidade – desde que você saiba ver pelo ângulo correto.

BLOGAGEM COLETIVA: mitos e verdades sobre o intercâmbio

Por convite do meus amigos do blog Produzindo.net escrevi esta postagem para mostrar a forma como encaro esse tema a partir das minhas vivências no âmbito universitário. Essa ação foi uma iniciativa bacana da SBT para ajudar as pessoas a tirarem dúvidas sobre esses temas - algo que não possui muito na internet (pasmem).

Achou o tema bacana? Escreva um post também sobre o assunto no seu blog e comente o intercâmbio a partir da sua perspectiva, seja ela culinária, cultura, moda, qualquer coisa. Apenas compartilhe conhecimento, pois assim todos ganham!

2 comentários:

Fê Nichele 24 de setembro de 2011 09:01  

E por que não sair para estudar, ao invés de parar os estudos...

Leo!! 26 de dezembro de 2011 17:25  

Podes sair ainda, Gabriel. Seria uma oportunidade fantástica, pois vejo como tens maturidade para discernir sobre os diferentes assuntos do blog. Eu, embora concluindo meu curso de graduação em breve, pretendo viajar não só para turismo, mas para agregar cultura diferenciada. Abraços!

Sobre o blog

Oferecer conteúdos interessantes voltados para o público jovem, com linguagem clara e objetiva.